Estética Facial Botox

Estética Facial com Botox

O botox é utilizado para melhorar a estética facial, através de injeções que usam uma toxina que evita que um músculo se mova por um determinado tempo. Essas injeções são frequentemente usadas para atenuar rugas no rosto. Também são usadas para tratar espasmos no pescoço, excesso de suor, bexiga hiperativa, olhos desalinhados e outros problemas. As injeções de Botox também podem ajudar a prevenir dores de cabeça. Na estética permitem transformar a aparência do rosto rejuvenescendo-o.

Tratar rugas com botox, preencher rugas, estética facial
Tratamento de  rugas com botox

Por que se usa o botox para tratar rugas e melhorar a estética facial

As injeções de Botox bloqueiam certos sinais químicos dos nervos que fazem os músculos contraírem-se. O uso mais comum dessas injeções é relaxar os músculos do rosto que provocam linhas de expressão e outras rugas faciais. O Botox é eficaz para tratar rugas do rosto, na testa e “pés de galinha”, as rugas à volta dos olhos. Melhora a estética facial.

Para além de benefícios estéticos o botox é também utilizado para apaziguar outros problemas de saúde. As injeções de Botox também são usadas para aliviar sintomas de alguns problemas de saúde. Não se trata de uma cura, mas sim de apaziguar. Exemplos de problemas de saúde que podem ser apaziguados com injeções de Botox incluem:

Espasmos no pescoço: Provocam dores, os músculos do pescoço contraem-se de forma descontrolada. Isso faz com que a cabeça torça ou vire para uma posição desconfortável. Esta doença denomina-se de distonia cervical. Alguns músculos do pescoço podem contrair-se e permanecer contraídos ou contrair-se de forma intermitente, torcendo o pescoço. As contrações podem ser dolorosas. A cabeça pode ser virada para um lado ou puxada para frente e para trás. Por vezes, um dos ombros está elevado. As aplicações de Botox aliviam os sintomas, mas não o curam.

Espasmos musculares: Paralisia cerebral e outras doenças do sistema nervoso podem fazer com que os membros se desloquem em direção ao centro do corpo. Espasmos musculares também podem causar espasmos oculares. São uma forma do corpo responder a lesões, inflamações e estímulos em excesso e protegê-lo. Essa resposta acontece por meio de contrações involuntárias que se apoiam nas fibras para conter o impacto recebido pelos músculos, como acontece quando movemos a perna de maneira errada. Normalmente, eles são inofensivos, apesar de dolorosos, e podem fazer com que o músculo atingido não possa ser utilizado por um curto intervalo de tempo.

Olhos desalinhados: A causa mais comum de olho preguiçoso é um desequilíbrio nos músculos usados para mover o olho. Olho preguiçoso também é chamado de olhos cruzados ou olhos desalinhados ou ambliopia.

Excesso de suor: O Botox pode ser usado para uma condição em que as pessoas suam muito, mesmo quando não estão com calor. É o denominado suor excessivo ou hiperidrose.

Enxaqueca: Injeções de Botox podem ajudar a reduzir a frequência das dores de cabeça. Este tratamento é usado principalmente para pessoas que têm dores de cabeça 15 ou mais dias por mês. Quando tem dores de cabeça sérias com tanta frequência, o problema é classificado de enxaqueca crônica. O tratamento é necessário a cada três ou 6 meses para manter o resultado. Deve ser prescrito por um profissional de saúde.

Problemas de bexiga: Injeções de Botox também podem ajudar a reduzir a incontinência urinária causada por uma bexiga hiperativa.

Riscos da aplicação do Botox

A aplicação de Botox são seguras quando aplicadas por um profissional de saúde licenciado e qualificado. O procedimento pode resultar em resultados indesejados ou até mesmo causar danos se for administrado incorretamente. Possíveis efeitos colaterais e resultados indesejados incluem:

Dor, inchaço ou hematomas no local da injeção. Dor de cabeça ou sintomas semelhantes aos da gripe. Pálpebras caídas ou sobrancelhas tortas. Um sorriso torto ou baba. Olhos lacrimejantes ou secos. Infeção no local da aplicação.
Raramente, o medicamento pode se espalhar para partes do corpo onde não deveria ir. Pode causar sintomas ali. Ligue para seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas horas ou semanas após o procedimento:
Fraqueza muscular, problemas de visão, dificuldade para falar ou engolir, problemas respiratórios, reação alérgica.

Riscos e Efeitos Colaterais

Riscos Comuns: Vermelhidão, inchaço ou pequenos hematomas nos locais das injeções.
Riscos Raros: Assimetria, ptose palpebral (queda da pálpebra), ou resistência ao Botox (em casos muito específicos).

Regra geral, os profissionais de saúde não recomendam o Botox se estiver grávida ou amamentando.

A escolha do profissional de saúde habilitado

Botox é um medicamento de prescrição e deve ser usado somente sob os cuidados de um profissional de saúde licenciado e qualificado. Converse com o seu profissional de saúde sobre se o procedimento corresponde às suas necessidades.

Como se preparar para a aplicação

O tipo de injeção de botulinum mais adequado depende das suas necessidades e condições. Converse com seu médico sobre o tratamento mais adequado.
Informe o médico se já recebeu qualquer tipo de injeção de Botox nos últimos quatro meses. Informe também ao seu médico se toma anticoagulantes. Poderá precisar parar de tomá-los vários dias antes da injeção para reduzir o risco de sangramento ou hematomas. Converse com o médico que prescreve esses medicamentos o mais rápido possível.

Aplicação de Botox na Pele, estética facial
Aplicação de Botox na pele

O que vai acontecer

Antes do procedimento

A maioria das pessoas não sente dor durante o procedimento. Mas se preferir anestesiar a pele antes, especialmente se suas palmas ou pés estiverem sendo tratados por suor intenso. O médico pode usar um ou mais dos seguintes métodos para anestesiar a área: anestesia aplicada na pele, gelo e massagem. O método de massagem também é chamado de anestesia por vibração.

Durante o procedimento

Injeção intradérmica de Botox

As injeções de Botox geralmente são realizadas em um consultório médico ou clínica. O médico usa uma agulha fina para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica na pele ou músculos. O número de injeções necessárias depende do tamanho da área de tratamento. Às vezes, o ultrassom é usado para guiar a agulha para o local certo.

A toxina botulínica está disponível em duas formas:

• Tipo A. O tipo A é usado principalmente para tratar rugas do rosto. Os produtos do tipo A incluem onabotulinumtoxinA (Botox), abobotulinumtoxinA (Dysport), incobotulinumtoxinA (Xeomin), daxibotulinumtoxinA (Daxxify) e prabotulinumtoxinA (Jeuveau).
• Tipo B. O tipo B é frequentemente a primeira escolha para tratar espasmos no pescoço. É vendido como rimabotulinumtoxinB (Myobloc).

Como tudo se processa em uma aplicação de Botox

Consulta de avaliação inicial: O profissional avalia as zonas, rugas, linhas de expressão ou outros aspetos estéticos/médicos.
Plano de Tratamento: O plano inclui os resultados esperados, os possíveis riscos e a quantidade de unidades de Botox necessárias às zonas a tratar; o objetivo é suavizar as rugas do rosto.
Histórial Médico: Identifica contraindicações, como gravidez, amamentação, alergias, ou uso de certos medicamentos.

Preparação da pele

Limpeza da Pele: A área a ser tratada é higienizada e limpa para evitar infeções.
Marcação: O profissional pode marcar pontos estratégicos na pele para orientar as injeções.
Anestesia (Opcional): Em alguns casos, é aplicado um creme anestésico ou gelo para minimizar o desconforto, embora a maioria das pessoas sinta apenas leves picadas.

Aplicação do botox

Injeção: O profissional usa uma agulha fina para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica nos músculos ou glândulas (dependendo do objetivo). Cada injeção dura apenas alguns segundos, e o número de aplicações depende da área tratada.
Zonas mais comuns a serem tratadas: Linhas da testa, pés-de-galinha, glabela (entre as sobrancelhas), pescoço, entre outras.

Pós-Procedimento

Cuidados Imediatos: Evitar tocar ou massagear as áreas tratadas por pelo menos 4 horas. Evitar atividades físicas intensas, deitar ou inclinar a cabeça para baixo por cerca de 4 a 6 horas. Não usar maquiagem imediatamente após o procedimento.
Recuperação: O procedimento não exige tempo de recuperação significativo, e a maioria das pessoas retorna às suas atividades normais no mesmo dia.

Resultados

Tempo de Ação: Os efeitos começam a ser percebidos em 1 a 5 dias, com o resultado final em cerca de 10 a 14 dias.
Duração: Os efeitos geralmente duram de 3 a 6 meses, variando conforme o metabolismo e a área tratada.Se estiver interessado no procedimento, é essencial buscar um profissional experiente e certificado para garantir a segurança e eficácia.

Após o procedimento de melhoria da estética facial

Não esfregue ou massageie as áreas tratadas por 24 horas. E não se deite por 2 a 4 horas após receber as injeções. Seguir este conselho ajuda a evitar que a toxina se espalhe para uma área onde não é necessária. Depois do procedimento poderá retomar as suas atividades habituais, mas informe-se junto do médico.

Quanto tempo demora o botox a surtir efeito

As injeções de Botox geralmente começam a fazer efeito de 1 a 3 dias após o tratamento, embora possa levar uma semana ou mais para ver resultados completos. Nem todas as pessoas têm resultados visíveis ou alívio dos sintomas.
Dependendo do problema que está sendo tratado, o efeito pode durar de 3 a 6 meses dependendo do metabolismo e da área a ser tratada. Para manter o efeito, provavelmente precisará de injeções de acompanhamento regulares espaçadas em intervalos de pelo menos três ou 6 meses.

Se está a pensar neste ou em outro tratamento de Botox consulte a nossa clínica em Lisboa e informe-se sobre o procedimento.